segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Flâneur - um conceito de livraria diferente

A bicicleta não é só um elemento decorativo: é o meio de transporte para entregas de livros dentro da área do Porto
Baudelaire ensinou-nos que um flâneur é uma pessoa que anda pela cidade a fim de experimentá-la, isto é, aquele que deambula para adquirir conhecimentos, experiências e registar imagens e vivências.
Foi um pouco desta premissa que surgiu a livraria Flâneur: tudo começou com o amor pelos livros e uma bicicleta para os fazer chegar a quem os quisesse mas não tivesse como ir ter com eles.
No entanto, e felizmente, a Flâneur materializou-se num antigo edifício na zona da Constituição, que é acolhedor desde a porta até ao fundo da sala. As paredes recheadas de livros, como seria de esperar, oferecem-nos uma ótima companhia para um bule de chá e uma fatia de bolo caseiro (o de coco é delicioso!).
O menu não se fica por aí e é tudo servido com uma familiaridade e simpatia únicas, quase como se tivéssemos ido a casa de um amigo que nos quis fazer sentir bem-vindos, que nos quis mostrar o que de melhor há na literatura e, ainda, que dá o passo extra para nos ajudar no que for preciso, para colaborar de forma a que venhamos embora com a sensação de que o coração ficou preenchido e de que quando quisermos voltar nem é preciso bater à porta, porque ela já está aberta e há um agradável som de sininhos que assinala a nossa entrada.
Num ótimo aproveitamento do espaço, a Flâneur dinamiza, ainda, diversos eventos esporádicos ou iterativos, como o brunch todos os sábados, as tardes de tricot, o Yoga ou as sessões de poesia.





Livraria Flâneur: http://www.flaneur.pt/
Morada:  Rua Ribeiro de Sousa 225-229
Horário: Terça a Domingo, das 10:00 às 20:00
E-mail: livraria@flaneur.pt

Sem comentários: